Prints de alguns artigos da minuta do novo estatuto

Segue aqui alguns dos artigos mais interessantes que pincei da nova minuta. Enquanto a minuta não estiver postada no site oficial eu não vou postar a íntegra aqui. Se sou contra vazamentos de documentos do clube, eu tenho que prezar pelos ritos. Se o documento total ainda não foi disponibilizado oficialmente, não será eu que vai vazá-lo. Entretanto, os trechos eu posso postar, até porque é de suma relevância para o conhecimento da torcida, até mesmo pra evitar que seja ludibriada por quem está louco pra retornar ao clube e tem enorme dificuldade de seguir os ritos estatutários, por estar acostumado a agir como proprietário do clube e que os demais órgãos são meras peças decorativas e que por isso não deve dar esclarecimentos, nem solicitar autorização para contrações de empréstimos e de desfazer de bens móveis e imóveis do clube.

 

7 respostas em “Prints de alguns artigos da minuta do novo estatuto

    • E existe hora pra tentar aprimorar a carta magna do clube? E outra, a Reforma Estatutária não é algo imposto por Conselho. Quem decide se aprova, emenda ou reprova são os sócio-torcedores. Quantas vezes eu vou ter que repetir isso? Que mania de usar da desonestidade argumentativa pra atacar os outros!

      Curtir

  1. Prezados amigos e Fábio,

    Como não conheço o Lobo (em pela de Carneiro) devo fazer parte daquele percentual de torcedores – sócios que tem sido ludibriados para votarem contra o novo estatuto.

    Ocorre que o Lobo-Carneiro não está só. Ela está com Alexi Portela, Manoel Matos, Ademar Lemos que já demonstraram, pelo trabalho desempenhado, um afeto e compromisso com a instituição.

    Não acredito que estas pessoas permitam que ninguém se torne imperador do clube, mas sim, pretendem uma gestão minimamente eficiente para tirar a agremiação do buraco.

    São dois motivos principais:

    Primeiro motivo.

    Pessoalmente, não reconheço legitimidade à comissão do atual conselho (composta 100% por integrantes da Chapa do Torcedor) pretender a aprovação de minuta que reflita, apenas, o entendimento dos integrantes da chapa.

    A informação de que os sócios podem colaborar é absolutamente despropositada pela simples razão que o “argumento de autoridade” de terem examinado 30 estatutos (em que pese não terem esclarecido quais) inibe a maioria dos associados examinar com o mínimo de cuidado o estatuto.

    Em meu entendimento, o estatuto tem que ser reformado sim, mas, a partir de formação de comissão constituída pelo novo conselho que terá “composição proporcional” de todas as chapas que participarem do certame.

    Acaso o atual conselho não reconhece o valor do conselho proporcional

    Esse motivo seria o suficiente para votar contra.

    Segundo motivo.

    A circunstância de terem examinado 30 estatutos não quer dizer, em meu entendimento, nada.

    Sou a favor do recall (moção de desconfiança), da melhoria da prestação de contas (e do funcionamento do conselho fiscal), da necessidade de apresentar plano de gestão … , mas não sei se a hipertrofia do conselho deliberativo tem paralelo nos clubes que funcionam no Brasil

    Primeiro porque não esclarece quais estatutos foram examinados e, muito menos, de que estatuto veio cada mudança.

    Pessoalmente, tive o cuidado de buscar o exame do estatuto do grêmio, cap, palmeiras e cruzeiro.

    As outra equipes do eixo são pessimamente administradas e, no meu entendimento, não servem de parâmetro.

    Não encontrei o do cruzeiro, mas conseguir examinar os outros três.

    Enquanto o estatuto do cap tem 120 artigos, o do grêmio 130 e do palmeiras 150, o novo estatuto tem 245 artigos.

    Qual o motivo de termos o estatuto mais detalhista e com maior número de atribuições para conselho deliberativo em comparação a esses.

    E essa comissão de ética, ouvidoria …. .

    Uma equipe destruída que terá o estatuto mais hermético do Brasil !

    E qual o conceito de “torcedores autênticos do vitória”. Aquelas que são considerados pela chapa vitoria do torcedor .

    Porque não uma redação objetiva como estatuto do grêmio:

    Vota com 24 meses de associação e para presidência 10 anos.

    Alguém examina que alguém que não é torcedor autêntico permaneça filiado a um clube por período de 6 anos.

    No meu entendimento, o estatuto precisa ser conhecido por qualquer pessoa que pretenda integrar o conselho do clube, ter uma redação simples e copiar os modelos mais eficientes do Brasil.

    O que arrasou o clube foi a incapacidade dos gestores e não o estatuto.

    De todo modo, é necessária a análise de aperfeiçoamento do estatuto, mas discordo que tenha como base texto elaborado por uma única corrente política do clube.

    Curtir

    • Carlos, deixa de ser ingenuo. Essa turma ai nao tem amor nenhum ao clube, o amor é ao dinheiro e aos cargos. Tem gente nesse bolo ai que ja quer 30 vagas pro cabide de emprego da turma dele. No mais, o novo estatuto será aprovado em AGE, com votos e emendas de socios e que nao sao do conselho. Os socios podem mudar tudo na AGE, assim como reprovar. Sobre os 30 estatutos, quer que eu te passe os contatos de pelo menos 3 pessoas da comissao de reforma para vc tirar suas duvidas diretamente com elas? E ao contrario do que vc pensa, com a fragilidade dos estatutos antigos era que os gestores faziam do conselho fiscal e deliberativo peças decorativas a quem não deviam dar muita atençao. Esse novo estatuto, se aprovado, forçará quem preside o clube a respeitar as demais entidades do clube.

      Curtir

Deixe aqui o seu comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.