Entenda as Eleições do ECV de 2019

Membros da Frente Vitória Popular inscrevendo a chapa que concorre ao Conselho Deliberativo. FOTO: Correio24h

Com o prazo encerrado às 14h de ontem, o Vitória já sabe quantas chapas disputarão o pleito para os três órgãos do clube. Como essa será a primeira eleição em formato proporcional, há muita diferença em relação à realizada em 2016 e que precisa ser bem explicada ao sócio-torcedor rubro-negro. E como não deveria deixar de ser, eu sei de minha responsabilidade com o blog e para a torcida, além de ser JORNALISTA por formação acadêmica. Com o intuito de deixar meus leitores informados e sabendo se desviar das fake news, achei por bem fazer este post faltando 13 dias para as eleições antecipadas, infelizmente por culpa exclusiva de mais uma diretoria incompetente e que cometeu, sim, ESTELIONATO ELEITORAL com a torcida, com a eleição tampão de Ricardo David, em dezembro de 2017, após a renúncia do também fracassado Ivã de Almeida.

Para o pleito do próximo dia 24/04, cinco chapas concorrerão para o Conselho Diretor (Diretoria), quatro para o Conselho Deliberativo e apenas duas para o Conselho Fiscal. Em relação a 2016, o sócio-torcedor rubro-negro vota separado em cada uma. Ou seja, não há necessidade ou obrigatoriedade de votar numa corrente única.

Há três anos, o torcedor votava numa chapa única contendo todos os presidentes e vices dos três órgãos administrativos do clube. Portanto, quem quiser votar em Paulo Carneiro, por exemplo, mas quiser votar nas chapas dos Conselhos Fiscal e Deliberativo que sejam mais independentes ou claramente opositores a PC, pode fazer isso sem traumas na mente. Aliás, sendo inteligente, a melhor forma de eleição é essa. Colocar nos conselhos de fiscalização e controle chapas que tendem a ser contrárias ao favorito do pleito em seu cargo máximo. Pois, em teoria, os eleitos dos conselhos fiscal e deliberativo terão prazer e disposição para acompanhar pari-passo as ações daquele presidente que tem alguma divergência política ou um afastamento protocolar.

A chapa de Raimundo Viana (100% Vitória) fundiu-se com a Vitória Raiz, que indicou Marcus Sarmento a vice presidente do Conselho Diretor.

As chapas concorrentes ao Conselho Diretor são:

-Vitória Gigante: Unido e Forte (Presidente: Paulo Carneiro. Vice: Luiz Henrique)

-100% Vitória (Presidente: Raimundo Viana. Vice: Marcus Sarmento)

-Vitória Uma História de Amor e Paixão (Presidente: Isaura Maria. Vice: Herval Jodson)

Vitória Campeão Nacional 2020 (Presidente: Gílson Presídio. Vice: Jânio Ferraz)

-Vitória Gigante Puro (Presidente: Walter Seijo. Vice: Roberto Watt)

A Chapa “Vitória Gigante Puro” é o Plano B de PC, caso a sua liminar seja derrubada e sua candidatura seja indeferida.

Para o Conselho Deliberativo concorrem:

  • VITÓRIA FRENTE POPULAR (Rodolfo Mendonça na Presidência do Conselho)
  • VITÓRIA GIGANTE (Fábio Mota como Presidente do Conselho)
  • 300 DO VITÓRIA (Delsuc Gomes como Presidente do Conselho)
  • 100% VITÓRIA (Nilton Almeida como presidente do Conselho)

Já para o Conselho Fiscal concorrem:

-VITÓRIA GIGANTE (Jaílson Reis, presidente)

-100% VITÓRIA (Marcelo Britto, presidente)

Este ano eu não vou pedir ou declarar publicamente voto a nenhum candidato ao Conselho Diretor. Infelizmente, a histeria raivosa de colocar quem pensa diferente como subgente, como um demônio que precisa ser combatido e exterminado, que vimos nas últimas eleições presidenciais do País chegou ao Vitória. De um lado, os fanboys de PC chamam os adversários de “comunistas”, “esquerdopatas”, “torcedores de internet” e “meninos de videogame“. Do outro lado, chamam os carneiristas de “pcminions”, “fascistas”, “brutamontes”, “oligárquicos” e “antiplebe”. E isso deixa o ambiente muito entoxicado, pesado, fazendo com que amigos rubro-negros desfaçam amizades tal qual aconteceu no pleito Bolsonaro x Haddad & Bolsonaro x Ciro. Somos todos VITÓRIA ou não? Adotei o lema “100% Vitória. Não torço por dirigentes” neste pleito. Ainda não decidi meu voto, tenho uma predileção e só eu e Deus saberão em quem votarei para presidente. O voto é secreto!

Todavia, estou concorrendo a mais um cargo de conselheiro pela FRENTE VITÓRIA POPULAR, sou o 45º da lista e para eu entrar, a FVP precisa de alcançar 30% dos votos, no mínimo. Considero a FVP como a chapa para o CONSELHO DELIBERATIVO mais plural e que conta com 100% de torcedores da arquibancada como eu, pessoas das mais diversas classes sociais. Diferentemente das eleições de 2016, em que era obrigado a ter uma quantidade X de ex-conselheiros e ex-dirigentes para a composição da chapa, desta vez é uma chapa 100% livre de “baluartes” rubro-negros ou pessoas que se auto intitulam de “famílias tradicionais” ou “Históricas do Clube”.

Vale lembrar que a FVP não é a Vitória do Torcedor rebatizada. Embora tenha muitos conselheiros eleitos em 2016 pela VDT fazendo parte da FVP, não há esta relação de ser uma VDT 2.0. A VDT não é partido político, não tem diretoria, não tem sede, nem filiados. A VDT foi um grupo que se reuniu entre 2015 e 2016 visando as eleições de 2016 e que contava com cerca de 300 pessoas, também bastante plural e que teve sim (como qualquer grupo grande) pessoas que se mostraram oportunistas ou não tão honestas e com boas intenções como pareciam. Além disso, a parte que ficou encarregada da gestão do clube foi afastada, seja por processos internos, desgaste natural (demissões e renúncias) e AGE, logo no primeiro ano, em 2017. O que restou da VDT foram os conselheiros do Deliberativo e do Fiscal. dois anos que a DIRETORIA não contém membros da Vitória do Torcedor.

No pleito de 2019, os mebros da VDT se diluíram em todas as chapas, inclusive na Vitória Gigante (de Paulo Carneiro), que conta com vários “cabeças” da VDT em 2016 como Cacau, Fábio Mota, Paulo Magalhães Jr, Luiz Henrique Viana, Firmo Borja, Walter Tannus (que foi expulso do conselho deliberativo da VDT por vazamento de documentos sigilosos do clube que continham os salários dos atletas profissionais de 2017), além de boa parte da UTV (União dos Torcedores do Vitória) que colaram com a VDT em 2016 e agora estão espalhados na Vitória Gigante e 300 do Vitória. Só entre a Vitória Gigante a 300 do Vitória são quase 50 ex-membros da VDT. Portanto, quem fica vomitando que a FVP é a VDT Rebatizada está sendo desleal e mentiroso!

VITÓRIA SEMPRE!

32 respostas em “Entenda as Eleições do ECV de 2019

  1. E esse bando de satanás que estão aí não param de contratar caralho.

    Lunáticos dos infernos, eles acham que podem mesmo deixando o clube com um elenco de série c.

    É muita irresponsabilidade, não se importam em ficar dando palpite em contratações mesmo sabendo que não vão ficar.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Pra mim PC deu muito mais alegrias que tristeza, não posso falar pelos outros, o cara sabe de futebol e apesar da rejeição de parte da torcida o vejo como melhor opção dentre esses aí, passei a torcer pelo Vitória na década de 90.

    Acho que as pessoas tem o direito de se redimir, no caso dele de ter deixado o clube na terceira, mas há uma diferença gritante entre a gestão dele e as atuais basta olhar os times montados, se fosse apto a votar votaria nele com certeza pois quando lembro da cara de Ivan e RD penso o quanto me iludi com esses caras que nada fizeram pelo Vitória.

    srns

    Curtido por 6 pessoas

  3. Prezado VitoriaemSergipe e Jbassu,

    O ECV tem como maior objetivo em 2019 assegurar vaga na série b de 2020.

    Não é pessimismo não. É só análise da situação atual.

    Na Copa do Nordeste, foram 9 jogos com 7 empates e 2 derrotas.

    No Campeonato Baiano, 13 pontos (48%) de aproveitamento.

    Na Copa do Brasil, o desastre de São Luís.

    Como acreditar que um time desse terá 20 vitórias numa série b !

    É fazer 50 pontos e esperar um ECV típico de série b organizado para 2020.

    Em relação as eleições, não entendi o inconformismo com a estratégia de inscrever duas chapas.

    Burrice seria se ele inscrevesse uma única chapa correndo o risco de Gilson Presídio impugná-lo e o grupo com grande adesão na atualidade ficar sem nenhum representante.

    Pessoalmente, considero Raimundo Viana e Paulo Carneiro opções razoáveis.

    Mas voto no segundo porque Viana não tem grupo capacitado.

    Ivã Almeida, segundo Silva Rocha da Transamérica, empregou 105 pessoas no staff de primeiro, segundo e terceiro escalão no ECV.

    De novo. 105.

    E o que fizeram os bravos.

    Um contrato criminoso com a empresa que vende ingresso. Outro contrato absurdo com a Topper. O fechamento de todas as lojas franqueadas. No futebol não precisa nem contar..

    Viana se aliou ao Raiz Rubro Negra (com Hugo, Dudu Cearense e Rick).

    Engraçado que não vejo uma Raiz Rubro Negra com David Luiz, Gabriel Paulista e Hulck para ganhar 50 conto e disputar a série b.

    É sempre o cara aposentado e que não entende nada de futebol que se lembra que é fanático pelo Vitória.

    Curtido por 1 pessoa

    • Quer dizer então que o PC tem grupo capacitado e o RV, não? Muito estranho isso.
      Devo lembrar aí amigo, que o primeiro esteve por mais tempo à frente do clube e o deixou na lama, no fundo do poço, enquanto o segundo com muito menos tempo fez acatamento ao contrário.

      Curtido por 1 pessoa

      • E a primeira gestão dele você está esquecido ?

        Não me lembro direito, mas acho que o próprio Fábio fez um texto falando dos títulos seguidos que ele deixou pro lixo de itinga.

        Na hora que colocaram ele lá depois de Falcão todo mundo ficou desconfiado né.

        E os boatos de que quem mandava no clube era Manoel Matos ?

        Verdade ou mentira ?

        Curtir

  4. Do jeito que as coisas estão, as ações trabalhistas que virão acabarão com as “fazendas” e patrimonio que restam.

    O caminho do Vitória é o seguinte: Tem que subir de qualquer jeito para a primeira divisão,. Tem que voltar a receber o dinheiro integral da TV
    Fora isso será muito difícil sair desse buraco.
    Para subir não poderá errar nas contratações e terá que ter uma safra boa subindo da base.

    Concordo com o que Fábio falou, grupos distintos nos Conselhos pode ser a solução. É só terem maturidade e colocarem o Vitória em primeiro lugar.

    SRN

    Curtir

  5. As vezes, o voto correto deve ser para o candidato menos ruim!
    No estado atual em que o clube se encontra, o novo presidente ou grupo deverão ter visão mínima de mercado, experiência, crédito na Praça e influência política.
    Se algum candidato estiver interessado em mamar nas tetas do nosso Clube, terá que trabalhar muito antes, porque as tetas secaram, o clube está quebrado..

    SRN

    Curtido por 1 pessoa

  6. Para voce ver como sao as coisas.
    No ultimo post comentei sobre os “males” da democracia,e dos seus aproveitadores e tal.
    Nao e que lendo o post do Fabio me deparo com duas chapas com quase o mesmo nome?
    Uma tendo como presidente o falido e desempregado senhor que de qualquer maneira esta querendo mamar nas tetas leoninas mais uma vez. A outra com o seu sidekick.como presdente.
    Talvez pensando que o torcedor do Esporte Clube Vitoria seja idiota, nos nao iriamos perceber a jogada.
    Alguns de nos talvez sejamos culpados por ter memoria curta, porem jamais seremos idiotas.
    Se percebe a manobra dessa laia de desonestos.dividir as forcas para conquistar a batalha.
    Minha pergunta para os “esquecidos”: Como podemos confiar nessa gente que usa de todos artificios, (talvez nao ilegal, porem com certeza anti etico) para tirar proveito pessoal do clube que amamos???

    Um abraco

    Curtido por 1 pessoa

      • Bruno Rezende, ninguem esta falando do numero de chapas meu velho.
        O que eu comentei foi duas chapas com pessoas que comungam na mesma cartilha fazendo uma jogada para que caso acontecesse uma ameaca juridica a outra sobreviria.
        Agora, cada um ver o que quer. Eu da minha maneira cinica de ver as coisas, prefiro ver dessa maneira .

        Curtido por 1 pessoa

      • Mas eu concordo com Paulo Carneiro mesmo.

        Aquela idiotice de ser suspenso por ter chingado um conselheiro…

        Será mesmo que o cara deveria perder o direito de ser candidato por causa disso ?

        Tem que usar de todos os artíficios mesmo quem quer ganhar faz tudo que pode.

        Curtir

      • Oxe Bruno, existe um codigo de etica, um regimento interno e PC n pode ser suspenso apenas pq vc o idolatra? Quem causou a suspensão dele foi o proprio. E ele sabia do decoro que as reunioes exigem de seus membros.

        Curtido por 1 pessoa

      • É o mundo que vivemos aonde estamos cada vez mais insensíveis à falta de caráter, dignidade e honestidade desde de que os objetivos sejam alcançados não importa de que maneira.

        Curtir

      • Eu nem sequer posso idolatrar PC porque comecei a torcer pro Vitória em 2006 na época da série C ainda e só conheço o trabalho dele pelos dados que a gente tem hoje.

        Mas há duas coisas que são indiscutíveis.

        A primeira é que temos um elenco de série C hoje e a segunda é que os melhores elencos montados pelo Vitória foi na era PC, então acho que as coisas se encaixam perfeitamente.

        E outra coisa. Mesmo que exista um código de ética, será que não sera razoável abrir claras exceções como neste caso ?

        Vocês não acham isso um pouco abusivo não ?

        Curtir

      • Bruno, eu acho que ele será impedido de disputar e incrivelmente o candidato mais despreparado será o autor do processo, o tal do Presídio, que pra mim é o pior de todos, o cara tem como promessa o ECV campeão nacional em 2020 aí fico me perguntando se esse cara está usando de má fé ou é louco mesmo (ou os dois).

        Infelizmente não temos alternativa boa, ou vamos de aposta ou vamos de antigos presidentes que tiveram altos e baixos, exceto Raimundo Viana que fora o fato de falar algumas besteiras como o ECV na libertadores (hahahahaha) é o que fica fora de toda essa discussão entre despreparo x “presidente ladrão” como ouço falar por aí.

        A questão é que de qualquer forma não vejo luz final do túnel porém espero por dias melhores para o ECV.

        srns

        Curtir

  7. Olá pessoal, a explicação sobre as eleições tá bem detalhada. Espero que o próximo presidente que vá assumir, e eu espero que seja PC, consiga tirar o nosso querido Vitória dessa situação crítica que se encontra, pessoal o nosso clube agoniza e precisa de gestores experientes e capazes de reverter esse quadro, mas se o meu candidadato não vencer estarei torcendo como sempre para o sucesso do Vitória, assim como estaria torcendo pelo Brasil qualquer que fosse o resultado das eleições. SRN.

    Curtido por 1 pessoa

  8. Mas como balizador dos seus amigos e seguidores, deveria opinar pelo que, no seu entendimento, seja omelhor caminho a seguir, quem achar errado que va tomar no assento.
    Eu, por exemplo, votaria no Raimundo Viana.

    Curtido por 2 pessoas

  9. Ótimo texto Fabio vc é foda, que essa eleição seja de paz, e que os integrantes das chapas respeitem o voto, estamos em um processo democrático onde cada um tem o livre arbítrio de escolher o que é melhor para o clube, o momento é muito complicado e a união dos grandes rubro negros é necessária, e quem vença, por favor, tenha a ombridade de tentar unir o clube, e que o próximo presidente tenha paz para administrar o EC VITÓRIA, não é hora de vaidade e sim de união, paz e consciência. Nosso clube está em uma situação vexatória, e se não tivermos humildade para consertar os erros, as consequências serão muito desastrosas, clamo por todos os torcedores rubro negros, VAMOS NOS UNIR, O VITÓRIA PRECISA DE NÓS.

    Curtido por 2 pessoas

Deixe aqui o seu comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.