CONSELHO DELIBERATIVO: Valeu a pena ter participado! Que aprendizado!

Tudo na vida é um ciclo e hoje se encerrou mais um deles que foi muito importante na minha vida: o de ser membro do Conselho Deliberativo do Esporte Clube Vitória. Nunca imaginei que um dia eu teria esta oportunidade, porquê antigamente fazer parte de um dos órgãos administrativos do clube era por convite e quase sempre restrito a um punhadinho de sobrenomes das consideradas Famílias Tradicionais Baianas, obviamente pertencentes à burguesia do Estado e com laços de amizade e/ou negócios com o Presidente do Clube.

Mas em dezembro de 2016, graças a forte mobilização de grupos de jovens torcedores e sócios SMV, que já tinham 8 anos de luta para implantar eleições diretas no Vitória, esse sonho se tornou realidade com o triunfo da Chapa Vitória do Torcedor, a única naquele pleito que “comprou” a nossa luta (do Movimento Somos Mais Vitória e do Vitória Século XXI, em sua origem, em 2008). Eu e mais outros 200 e tantos torcedores de arquibancadas se tornaram conselheiros pela primeira vez na vida. E muitos que lá chegaram são de origem humilde, das classes mais populares da sociedade, da qual eu sou um típico exemplo: Nascido e criado em Mussurunga e que teve o privilégio de ter pais com uma condição financeira um pouco melhor que os demais do bairro, o que me permitiu estudar em colégios particulares de alta qualidade como o Marízia Maior e o ISBA, além da minha formação do curso superior em Jornalismo na FSBA. Sou um dos chamados “pobres ousados” com aquela pitadinha de sorte, é claro.

Foram 2 anos e meio no Conselho Deliberativo, onde pude vivenciar de perto o clube que tanto amo, que pude fazer um “algo a mais” além de ir para arquibancada torcer, uma experiência que jamais esquecerei. Infelizmente, a Diretoria eleita da VDT não deu certo e cometeu muitos erros graves, tanto é que ainda em 2017 mesmo, houve afastamento e renúncia de Ivã de Almeida e eleição-tampão em dezembro de 2017, onde assumiu Ricardo David, que tinha sido segundo colocado em 2016. Por conta das tragédias feitas pelas gestões de Ivã e de Ricardo, a VDT foi injustamente atacada e profanada, sendo tratada como se fossemos estupradores ou assassinos em série. Além das pressões que resultaram na antecipação geral das eleições, o que encurtou o meu mandato de conselheiro, que seria até dezembro deste ano.

Somente sendo conselheiro que conheci meu maior ídolo de todos: Dejan Petkovic!

Tentei sempre fazer o que achei melhor somente para a instituição do clube, vezes acertei, vezes errei, faz parte do processo, mas sempre a favor do Vitória, pois dirigentes vem e vão, e o clube sempre prevalecerá.

“Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé” (Timóteo 4:7-8).

Tive sugestões de emendas ao estatuto aprovadas, outras reprovadas. Compareci em 99% das reuniões e justifiquei as que não pude comparecer. Fiz novas amizades, entendi de fato o papel do Conselho Deliberativo (antes eu tinha uma visão muito rasteira e equivocada). Não ofendi ninguém, expus com veemência meus pontos de vista, me posicionei contra os erros da diretoria. Enfim, fiz o que eu podia dentro dos limites de minha alçada como Conselheiro.

Que quem entre hoje após as eleições tenha esse mesmo pensamento e postura, de escolher o melhor para o CLUBE e que não torçam por dirigentes. Quem sabe um dia eu volte ao conselho, num futuro?! Aos amigos da FVP que atingiram o coeficiente e assumirão as 27 cadeiras do Conselho, vai meu grande abraço, e que todos tenham GARRA, DISPOSIÇÃO, CORAGEM E BRAVURA para lutar pela MANUTENÇÃO DA DEMOCRACIA, PROFISSIONALISMO, POPULARIZAÇÃO DO EC VITÓRIA, DEFESA E MODERNIZAÇÃO DO BARRADÃO e pela TRANSPARÊNCIA ADMINISTRATIVA da Diretoria Executiva. Desculpa o textão, mas foi necessário!

Grato por essa experiência incrível!

VITÓRIA SEMPRE!

7 respostas em “CONSELHO DELIBERATIVO: Valeu a pena ter participado! Que aprendizado!

  1. E seu aprendizado tem se materializado na condução desse importante espaço rubro negro.
    O amadurecimento da CRN é perceptível a todos que acompanham a jornada.
    SRND.

    Curtir

  2. Valeu Fabão. É uma pena que não tenhas permanecido no Conselho Deliberativo, mas como você mesmo disse a experiência foi importante para o seu crescimento. Nos representou com altivez, já que, à época, eu também surfei na mesma onda.

    Vencida esta etapa a batalha continua e esta trincheira precisa ser reforçada com sua vibrante voz.
    Parabéns!

    Curtido por 1 pessoa

  3. É hora de se associar e não acreditar em milagres Paulo Carneiro não é o salvador da pátria nem santo para fazer milagres.
    É hora de sentar na arquibancada torcer gritar apoiar.
    Não adianta só querer o melhor sem estar preparado para o pior.

    como o próprio Fábio escreveu na sua coluna anteriormente este é um time ou melhor elenco super reprovado sem a menor condição de fazer o Vitória retornar à elite.

    Curtido por 2 pessoas

  4. Pois é.

    Eu nunca vi uma foto de Ricardo David no treino do Vitória.

    Possa até existir e estou sendo injusto, mas eu nunca vi.

    Enquanto caras fodas como Monchi fazem questão de acompanhar de perto os jogadores, aqui no Brasil não parece ser muito a moda.

    Me agrada muito que o presidente tenha essa proximidade mesmo. Tem que avaliar tudo de perto.

    Saudações Rubro Negras.

    Curtido por 1 pessoa

  5. Verdade. .. graças a deus uns poucos salvam a imagem da VDT. .. que Deus a tenha num bom lugar junto a hellboy👻! !!

    Que bom que logo meu amigo fez jus à oportunidade que lhe foi dada de ajudar seu clube de coração! ! Poucos tem esse privilégio e muitos quando são agraciados não aproveitam a chance!! Parabéns Fábio e quem sabe no futuro você volta ao clube!!!

    SRN

    Curtido por 1 pessoa

Deixe aqui o seu comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.