Mudam-se os caranguejos, mas o mangue é o mesmo!

Parece que estamos sob mais um Estelionato Eleitoral no ECV. De 2016 pra cá, os candidatos se apresentam com projetos bonitos, papo agradável e convincente, mexem com o brio da torcida, elevando autoestima, mas quando assumem começam a fazer uma sucessão de merdas e, por isso mesmo, os últimos presidentes não conseguiram terminar mandato. Carlos Falcão não resistiu após 15 meses de mandato, Ivã se afastou com cerca de 4 meses e em 7 já tinha pedido renúncia para fugir de um processo por gestão temerária. O seu sucessor-tampão, Ricardo David, também não aguentou 15 meses no cargo e agora com PC, tudo caminha para o mesmo destino. Se bem que eu acho que vai ser muito difícil ele renunciar ou ser forçado a sair, mas a torcida e parte da imprensa não vão aceitar um novo rebaixamento à Série C (que está desenhada) e piorará mais ainda se perder o campeonato baiano de 2020 tal qual foi o de 2019, na primeira fase. Aí meus amigos, não vai ter clima nenhum e PC pode sucumbir, até com ações dos cardeais que o apoiaram nas últimas duas eleições.

Paulo Carneiro não teve arma apontada em sua cabeça, nem foi algemado e torturado para aceitar voltar ao clube. Ele procurou isso, ele se pôs como candidato lá mesmo no final do ano de 2016, tentou mais uma vez ao final de 2017 quando Ivã renunciou e agora no meio de ano, depois que todos os conselhos e sócio-torcedores decidiram pela antecipação das eleições deste ano, que seriam em setembro. Portanto, por mais que Carlos Falcão, Raimundo Viana, Ivã de Almeida e Ricardo David tenham deixado dívidas a pagar, elencos fracos e cofres combalidos, quem se autoconclamou “mito” e com “expertise” para solucionar os problemas têm que apresentar resultados e ser cobrado por não estar conseguindo. E ele estava ciente dos problemas do ECV, vivia dizendo isso no A Ideia do Jogo, que tinha informante lá dentro, tanto é que várias coisas que chegaram a público foram através dos áudios dele do canal do YouTube e de sua Linha de Transmissão do WhatsApp.

Não sou louco nem mau caráter de dizer que a culpa maior é dele. Longe disso. Ele pegou um cenário devastador, um elenco mocorongo, cheio de jogadores podres, sem fibra, sem garra, sem moral e sem competência nem pra ser ídolo dos menores times dos menores centros de futebol do país. Mas ele também contratou jogadores com o mesmo DNA, vide Dedé (que ainda não jogou porque não agradou nem Tencati nem Loss), Van e Gabriel Bispo (que só conhecem o futebol baiano), Romisson, Matheus Manga, Anselmo Ramon, Ítalo (chutado como ruim pelo rival) e renovou com Neto Baiano com uma barriga que parece a curvatura de um berimbau ou de uma cadela prenha. O nível de contratações segue o mesmo padrão de [falta de] qualidade do seu antecessor, RD, tão criticado por ele em seus áudios diários de combate a quem quiser que fosse o presidente. Bastava não pertencer ao grupo dele, que ele fazia inferno, potencializando crises e se fortalecendo delas, inclusive! O time não podia empatar ou perder um jogo sequer que tinha áudio tocando o terror.

Além de contratar um bonde, afastou jogadores sem ter condições financeiras de rescindir os contratos, o que potencializa a insatisfação e a fofocaria dentro do grupo, que desmotiva os outros atletas. Edcarlos não é um primor de zagueiro e vinha falhando em alguns jogos, mas era o titular absoluto da zaga e fazia seus golzinhos de vez em quando e foi retirado abruptamente do grupo, depois tiveram os casos de jogadores que pediram pra sair do clube, o que demonstra que o ambiente dentro do clube é o pior possível. Victor Ramos e Léo Ceará já são titulares do CRB e já fizeram gols por lá, o centroavante já fez 3 gols em 4 partidas, enquanto no Vitória ele tinha feito 3 gols em 18 jogos. Sintomático!

Para encurtar a conversa, o time tinha jogado razoavelmente bem contra o Sport no sábado passado. Teve um momento da partida que o Vitória teve 70% de posse de bola e criado várias chances de gols, inclusive pela boa estreia de Wesley (talvez a melhor contratação de PC até aqui), e pouco antes da partida, PC tinha soltado um áudio enaltecendo a evolução física dos jogadores, comparando até ao padrão europeu, aí depois do placar em 3×1 pro time pernambucano, solta outro áudio, desta vez para os jogadores, em um grupo restrito a atletas e Comissão Técnica, dizendo em bom português que todos estavam gordos, fora de forma, de um modo que até pode caracterizar como Assédio Moral, pois constrange atletas, como foi quando ele citou Neto Baiano “que deveria treinar mais e comer menos, pela idade dele” e de um reforço com viés pejorativo acerca do peso de Nickson. E é claro que isso se refletiu em campo ontem. Com 2 minutos de jogo o placar já apontava 1×0 com gol contra e uma defesa milagrosa de Ronaldo à queima roupa! Não vimos o ímpeto do jogo anterior contra o Sport, vimos um time burocrático que parecia jogar apenas por “obrigação protocolar”. E o placar de 3×0 para o modesto time do Oeste, que não vencia há 5 jogos e que tem como dupla de zaga Kanu e Maracás só reforça a minha tese: PC perdeu o grupo e vai ser sabotado daqui pra frente.

Mudam-se os caranguejos (presidentes/diretorias) mas o mangue continua o mesmo! Não consigo vislumbrar um futuro positivo ao Vitória. Talvez só com uma intervenção ou algum grupo estrangeiro ou nacional resolver “comprar” o clube e tratá-lo como uma empresa que queira crescer e se destacar no mercado, como o Red Bull faz pelo mundo afora ou com um magnata que queira se estabelecer e ter prestígio no futebol como alguns que conhecemos do futebol europeu, a exemplo do dono do Chelsea, Roman Abramovich.

A verdade, é que lamentavelmente, Paulo Carneiro perdeu a mão e sua credibilidade com boa parte de seus eleitores começa a cair assustadoramente e ele vem se mostrando ser uma continuidade de Carlos Falcão, Ivã e Ricardo David. Não sou muito afeito a ele como pessoa, nem com a ideologia política que ele defende, mas acima de tudo EU SOU VITÓRIA e esperava que os militantes dele estivessem com a razão, eu errado e que ele, realmente, pudesse dar uma resposta rápida e tirar o Vitória do buraco que os antecessores o jogaram. Mas estamos vendo a continuidade do apequenamento e possível fim do Esporte Clube Vitória.

Estou triste, sem chão e altamente desolado.

21 respostas em “Mudam-se os caranguejos, mas o mangue é o mesmo!

  1. “Em entrevista ao apresentador José Eduardo, na Rádio Metrópole, o dirigente, que é apoiador da gestão de Paulo Carneiro, afirmou que o rombo no Rubro-Negro chegou aos R$ 30 milhões.

    “É uma coisa que você não entende. O pessoal da FutebolCard, que toma conta do Sou Mais Vitória, tem 20% da receita, que cai na conta da empresa para depois cair na conta do Vitória. Ivã de Almeida negociou isso, junto com seu Libório. São coisas absurdas. Mancini ganhou, para não cair, R$ 1,4 milhão. Pagou uma parte, mas imagine negociar isso para não cair, fora o alto salário”, disse.

    O cartola ainda acusou os ex-gestores de tentativa de destruir o clube. “Eu não aceito a posição que eles deixaram o clube. É muito pior do que em 2006. Eles tentaram acabar com o clube. Mas, não vamos deixar. Temos que procurar subir, ficar na Série B é complicado. Não era o que a gente queria, falo como torcedor. São várias situações”.

    Já sobre as necessidades do elenco para tentar brigar pelo acesso, Portela admitiu que novos reforços serão contratados. “Esse grupo que está aí precisa ser reforçado. Vamos trazer um goleiro e jogadores para reforçar, urgente. Esse time foi montado e com todos os times já “montados. Não tinha jogador no mercado, esse é o grande problema”, completou.”

    Curtir

  2. Esse comentário de Pedro Sento Sé, dizendo que o ECV tem rombo de 3 milhões de reais por mês até o final do ano é verdade ?

    Se for meus amigos… Não tem Paulo Carneiro, não tem profissionalismo, não tem nada…

    Como é possível chegar numa situação dessas ?

    Curtir

  3. Só vejo o PC reclamando que o clube tá sem dinheiro e que a torcida precisa ajudar mas a parte dele como dirigente para ganhar receitas, ele não tá fazendo. Vitória só tem 1 patrocínio na camisa, o Fortaleza tem 8 patrocinadores na camisa. Por mais que o momento do Vitória seja péssimo, será que realmente é tão difícil achar patrocínio para um clube com 2,5 milhões de torcedores?

    Curtir

    • No momento em que estamos, sim, é muito difícil. Pra vc ter uma ideia, a sardinha fechou com uma empresa de alimentos ganhando “apenas” 3M no ano, mesmo com o momento em que se encontram, que é o melhor desde o final da década de 80, sendo que com a Caixa, poderia ganhar o triplo disso.

      Times como Corinthians, Flamengo, Cruzeiro… ficaram muito tempo sem o patrocínio master por conta da dificuldade.

      Agora imagine o Vitória, que acabou de ser rebaixado, que está na lanterna da série B, sendo ridicularizado por todos ao redor… Qual empresário vai querer associar sua marca a um time neste momento?

      Curtir

  4. Eu tinha decidido nao mais comentar sobre o ECV enquanto esse senhor fosse presidente do time que amo. Mas essa doenca “Vitoria” eh uma praga que irei levar pro caixao…que fazer?
    Meu desgosto pelo presidente nao tem nada haver por ele ter ido para o Bahia (o cidadao tem direito de trabalho), nao tem nada haver pelo fato dele ter vestido a camisa do rival (cada um tem a sua maneira de agradar o empregador). Meu problema com esse senhor eh que ele de forma desonesta (segundo a juiza) tentou arrancar grana do clube ilegalmente.
    Quando uma pessoa demonstra esse lado do seu carater eh porque eh isso que essa pessoa eh na realidade, DESONESTO!! E para mim Jorge Bassu, da maneira que fui criado, HONESTIDADE eh uma caracterisca do ser humano que NUNCA deveria ser comprometida.
    No mais, reinterando o que o Fabio disse, OS PALHACOS MUDAM MAS O CIRCO CONTINUA O MESMO”.

    Um aabraco

    Curtido por 1 pessoa

    • Tenho que concordar com você!
      Nos processos, pelo menos na esfera trabalhista, é comum os advogados incluirem na petição inicial uma série de itens, até danos morais.
      Estou levantando isso porque lembro que, na época, PC alegou que o pedido de R$ 10 milhões tinha sido iniciativa do advogado (para ver “se colava”).
      Eu até entendo que um trabalhador / operário que procura um advogado, e sabe pouco ou quase nada sobre petições, deixa tudo por conta do profissional do direito. Mas um cara como PC, com formação universitária e dirigente de uma instituição tão séria, não poderia ter alegado isso.
      Mesmo assim, torço para que ele acerte e tire o clube desse buraco!

      Curtido por 2 pessoas

    • O problema meu amigo é que tem um mundo de torcedores que sabiam da índole do cara, mas o apoiaram acreditando nas suas mentiras e lorotas e aprovando que os fins justificariam os meios. O resultado é esse que continuamos vendo.
      O projetos desse senhor, desde seu primeiro mandato, sempre foi pessoal.

      Curtido por 2 pessoas

  5. Tem mais um problema se cair para a série C: é difícil sair de lá. Vejam o caso do Fortaleza, que passou OITO anos na Czona!
    E o time do Fortaleza só se recuperou porque teve gente que botou dinheiro lá, teve patrono (a saber: o empresário Eduardo Girão, que também já foi presidente do clube).
    Aliado a isso, tem hoje na presidência um cara jovem, competente e que apostou (e bem) em um técnico que sabe das coisas, tem penetração no mercado da bola e ajudou a alavancar as campanhas de marketing – Rogério Ceni. Resultado disso é que ganhou três títulos em menos de um ano, subiu para a série A e triplicou o numero de associados.

    Curtido por 1 pessoa

  6. Está tudo uma merda mesmo!
    Na minha opinião não temos treinador.
    Acredito que um técnico como Givanildo ou Sérgio Soares dariam um jeito de jogar fechadinho e não tomariam tanto gol. Tem que arrumar um jeito de jogar para esse time urgente.
    Tem que trabalhar muito nessa parada.Teremos dois jogos seguidos em casa no retorno.
    No mais é a torcida colar com o clube, ir para os jogos e ver no que dá.

    SRn

    Curtido por 1 pessoa

  7. Vejam que imagem o ecv está projetando para nossas crianças. a Imagem do fracasso. Ninguém vai querer torcer pro nosso time num futuro próximo.

    Curtir

  8. O mal que Ivã e Ricardo David fizeram no Vitória é incalculável. Ivã detonou as finanças e Rolando Lero a moral, transformou o clube numa casa de mãe joana onde o jogador já chega aqui sabendo que não vai ser cobrado e ele vai fazer o que quiser e esse estigma infelizmente vai demorar pra sair.

    PC começou mal contratando esse lixo de treinador, um profissional que em sua curta carreira não tem mais de 30% de aproveitamento, nada o qualifica pra treinar o ECV mas pagaram pra ver, agora vamos perder mais uma parada da Copa com um desqualificado no comando pra na volta ele perder 3 jogos e ser demitido.

    Sobre o áudio sinceramente acho que PC não tem culpa, é a coisa mais comum do mundo hoje empresa ter grupo de trabalho no Whatsapp, na verdade esse vazamento só mostra o que todo mundo já sabia, que tem jogador vagabundo sabotando o clube.

    Curtido por 4 pessoas

  9. O problema foi a insensatez. Como elegem um mentecapto semianalfabeto como ivã de almeida e em seguida ricardo david, que nitidamente não conhecia “lhufas” de futebol, além de finanças?
    Destruíram um trabalho anterior e esfacelaram as finanças do clube.
    Os prejuízos causados por esta dupla é incauculável, rezemos para nos manter na série B e para o ano planejarmos melhor.
    Sempre fui contra “pc de itinga”, mas nesse momento, não é hora de desespero e indubitalvelmente é mais gabaritado que esta “dupla dinâmica” que nos lascaram.
    SRN

    Curtir

  10. O problema hoje dos clubes é esse: ser refém de jogador e empresário, se vc cobrar os caras se doem e sabotam aí vai pra outro time e chega como bom. Acho que os clubes deveriam se unir de uma forma a mapear esse tipo de jogador.

    Quanto ao time infelizmente iremos brigar pra não cair, espero estar errado no final do ano, mas a situação atual diz o contrário.

    srns

    Curtir

  11. Como gostaria de ter escrito esse texto.
    Me impressionou a forma madura com que o Fábio abordou o tema.
    Na vida nada pode ser feito sem planejamento. Não tinha como dar certo esse senhor PC como presidente.
    O seu erro, e de sempre, foi colocar seus projetos pessoais antes dos do clube.
    Lembro aqui de uma entrevista do incompetente RD, onde afirmou que “encontrou o clube sem dinheiro até para comprar água para ser usada nos jogos e treinos.
    Dizer, agora, que desconhecia esse realidade, é ter muita cara dura.

    Curtido por 1 pessoa

  12. Se Ricardo David deixou os funcionários sem pagar é porque a situação é calamitosa.

    E Paulo Carneiro prometeu o que não podia cumprir, que iria contratar e conseguir bons jogadores mesmo sem dinheiro.

    Só sei que se ele não conseguir novas e excelentes contratações pro Vitória neste período que vamos passar, O Vitória caminhará vergonhosamente para a série C.

    E esse elenco precisa SER TODO DESMONTADO. Precisa-se retirar essa âncora disgraçada de anti profissionalismo e amadorismo que foi colocada no clube e parece que não adianta trocar de jogador.

    Paulo Carneiro deixar um áudio desses vazar para imprensa é uma irresponsabilidade tremenda.

    E outra coisa, O mais grave não é isso.

    Eu fico me perguntando, os jogadores não querem cuidar de suas carreiras não ?

    Se os jogadores sabotarem o clube não estão sabotando suas próprias carreiras também ?

    Eu tenho uma opinião diferente, que é que eles não tem qualidade técnica mesmo e somos nós que ficamos partida a partida nutrindo esperanças inúteis.

    Curtir

    • Quando o Vitória caiu pra C em 2005 no ano seguinte Alecsandro, Gilmar, Magnum, Alex Silva, Felipe Saad e outros estavam na Série A. Com empresário hoje em dia o currículo pouco importa, os caras tem tentáculos em todos os clubes e conseguem encaixar seus clientes em qualquer lugar.

      Curtir

  13. Belo texto que ilustra perfeitamente o cenário de terra arrasada, de fundo do poço.
    Eu sinceramente não sei mais qual a alternativa para nosso clube. Consigo ver nitidamente Alexi Portela assumindo no ano que vem como salvador da pátria, com o time na serie c, mostrando que passaram-se 15 anos, e voltamos ao mesmo lugar sombrio que nos encontrávamos.

    Novas lideranças precisam aparecer, “administradores” jovens e com visão de futebol e mundo condizentes com o presente e futuro. O rival se reergueu desta forma, e para mim esta parece a unica receita de sucesso no nosso contexto.

    O futuro próximo é triste e sem perspectivas de melhora. Mas temos que seguir, o Vitória só deixará de existir se nós torcedores jogarmos a toalha.

    Curtir

    • A sardinha se reergueu devido a um acerto raro de se ver, que tem nome e sobrenome: Diego Cerri!

      Esse é o segredo do sucesso recente da sardinha. Nessa onda que Belintani e Marcelo Santana surfaram. E aí eles souberam usar o marketing ao seu favor, principalmente o atual.

      Infelizmente precisamos de algo que não temos: tempo! E a ultima ficha que temos pra apostar é essa parada da Copa América.

      Pelo andar da carruagem, o cenário tá feio… Mas é torcer pra dar certo.

      Curtir

Deixe aqui o seu comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.