Vitória x Santa Cruz | Rubro-Negro inicia hoje a sua saga no Nordestão 2021

Começa hoje o maior regional do Brasil. A Copa do Nordeste envolve a paixão e a tradição do futebol nordestino, de seus fieis apoiadores que mesmo sem ter times que vençam constantemente as grandes competições, não deixam de prestigiar e mostrar o seu amor pelas suas equipes, numa espécie de amor verdadeiro e não condicionado por títulos A e B, muito menos se é mais ou menos divulgado na grande mídia. Para o rubro-negro, a Copa do Nordeste tem um sabor especial, pois além de ser o maior vencedor do torneio, foi no Nordestão que o VIRIA confirmou a sua hegemonia na região nas décadas de 90 e 2000.

Todavia, estamos em outro contexto e nem de longe lembramos aqueles times velozes, furiosos e avassaladores de outros nordestões. Infelizmente, seguidas diretorias incompetentes transformaram o maior vencedor da competição num dos coadjuvantes mais inofensivos. Para piorar, estamos na terceira temporada de Série B com cotas reduzidas, o que fez o clube entrar no maior regional do país com um elenco mais verde que o Hulk, repleto de meninos recém promovidos da base e com os mais experientes sendo bastante meeiros como futebolistas. Não temos nenhum Bebeto, Petkovic, Nádson, nem mesmo caras do naipe de Chiquinho, Russo, Matuzalem, Ueslei, Fernando e Preto Casagrande, que brilharam e conquistaram o Nordestão pelo rubro-negro baiano. Pelo contrário, temos que conviver com jogadores de lampejos mais raros que eclipse total do sol, como Vico, Alisson Farias, Rend e Fernando Neto.

Para a estreia de hoje, contra o Santa Cruz de Recife, o técnico Rodrigo Chagas deve formar com o mesmo time que iniciou esta temporada: Yuri, Van, João Victor, Wallace e Leocovick; João Pedro, Fernando Neto e Eduardo; David, Vico e Samuel. Como se vê, Chagas continua com a visão do 4-3-3 disfarçado de 4-2-3-1, com Vico de ponta, sendo que o cara não tem nenhuma característica de jogo pra jogar na função. Além disso, só há um volante de contenção, que até agora não mostrou serviço e lembra muito o limitado Lucas Cândido, que passou aqui sem grandes destaques em 2019 e 2020.

Eu queria entender esse costume dos técnicos brasileiros de só enxergar um esquema de jogo, de não tentar variações e o pior: de não conseguir enxergar que não tem os jogadores com as devidas características para jogar naquele que se tornou o esquema tático padrão do futebol brasileiro: 4-3-3. Pelo lado do adversário, o Santa Cruz vai a campo no 3-5-2, ou seja, vai povoar o meio de campo e como nossos extremos não são nada demais, Samuel será anulado muito facilmente. Podem printar este trecho aqui. Eu aposto que a grande tendência no primeiro tempo será essa: O Santa dominar o meio de campo e anular nosso ataque! Aguardem…

O Santa, treinado agora por João Brigatti, especulado para assumir o Vitória na saída de Bruno Pivetti, estreou a temporada 2021 vencendo por 2×0 o Vitória das Tabocas, no campeonato pernambucano, deve começar a partida com: Jordan; Danny Morais, William Alves, Célio Santos; Augusto Potiguar, Ítalo Henrique, Paulinho, Vinicius Balotelli; Didira, Chiquinho e Pipico. Os destaques do santinha são os veteranos Danny Morais, Paulinho, Didira, Chiquinho e Pipico. Chiquinho é aquele lateral/meia que passou aqui entre 2018 e 2019.

A partida será transmitida para a Bahia pelos canais TV Aratu (SBT) e Fox Sports, além das plataformas digitais Live FC e Nordeste FC. A torcida leonina espera que o clube comece bem o maior regional do país vencendo e convencendo. O Santa Cruz não é nenhum bicho papão e está tão ferrado (financeiramente e moralmente) como nós. 

Pra cima deles, Leão! 

Uma resposta em “Vitória x Santa Cruz | Rubro-Negro inicia hoje a sua saga no Nordestão 2021

  1. Prezado Fábio,

    Eu também não entendo essa mania de jogar no 4 – 3 -3 mesmo sem ter jogadores com essas características.

    O problema é que o ecv, hoje, precisa de volantes.

    Temos Gabriel Bispo/ Rend e Fernando Neto (que joga como segundo volante).

    Michael Douglas e Figueiredo devem jogar o máximo no estadual para amadurecerem para a série b.

    Além disso, precisamos de, no mínimo, mais um volante de qualidade e força.

    Claro que o retorno de Cedric (que joga como lateral e volante) ameniza a urgência, mas não retira a necessidade.

    A suposta contratação de Walter não é arriscada. Seria só burrice.

    O Vitória penou a série b inteira nas últimas temporadas com times lentos que marcam a distância e, agora, a tal medida é um jogador acima do peso a vida toda.

    Qto. ao orçamento, acho que o conselho acertou em restringir o orçamento na casa dos 35 milhões (considerando já o valor de Diego Rosa).

    E a questão é simples.

    Receitas.
    Série b. 8 milhões.
    Nordeste. 2.5
    Baiano. 850 mil.
    Copa do Brasil. 880 mil.
    Premiação. ???? 1 milhão ?
    Sou mais vitória. ???? 3 milhões (acho otimista).
    Marketing. ????? 4 milhões. (acho otimista).
    Diego Rosa. 9 milhões.
    Outros jogadores. 6 milhões (acho otimista).

    O América MG tinha orçamento parecido nas últimas duas temporadas.

    Claro que teremos a dificuldade de separar 20% desse valor para pagar dívidas.

    Mas se o Conselho Deliberativo tiver o mínimo de competência, o ECV terá uma temporada mais tranquila que as duas últimas.

    Será difícil subir com esse orçamento e com a concorrência, mas pior é ter um orçamento de 50 como esse ano e ficar atrás de vários clubes com metade de orçamento.

    Cada qual gasta o que tem. Se acha normal dar prejuízo em contratação, pede para sair.

    RD, pelo que sei, também não era ladrão.

    Mas era um desastre em contratação.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe aqui o seu comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.